Geografia




 Na região de Minas, devido a existência de muitos planaltos e a falta de informação, se deu uma grande ocupação desordenada nessas cidades. Com o clico do ouro, as cidades cresceram muito rapidamente e não ouve nem tipo de planejamento, foram construidas diversas casas em locais improprios, como encostas de morros. Esse fenômeno é um dos graves problemas dessas cidades. As chuvas e os desastres naturais ocasionam muitos deslizamentos e graves problemas ambientais.


O clima de Minas Gerais é o Tropical de Altitude, ele ocorre e regiões com muitos morros e planaltos, como os munícipios mineiros. É um clima muito chuvoso e úmido. No inverno, diversas frentes frias provocam geadas e um clima seco e gelido. No verão, a umidade marítima que vem dos oceanos é bloqueada pela relevo, o que causa uma queda nas chuvas e ocasionam diversos problemas ambientasi, com deslocamentos de encostas, devido a ocupação irregular, 
enchentes,  assoreamentos e elevado número 
de vítimas e prejuízos materiais. A Região de Minas é formada basicamente por planaltos, os conhecidos mares de morros ou ondulados, diversos planatos juntos e formações geologicas semelhantes a ondas. Relevo acentuado com grandes elevações em continuidade. A vegetação mineira varia entre o cerrado e a mata atlântica, mas o cerrado é mais abundante nessa região. O cerrado é formado por árvores pequenas e retorcidas, devidas a presença de minerios no solo. As árvores formam florestas várzeas, campos rupestres e veredas. Grande parte do cerrado já foi muito distruida pela instalação de cidades e plantações, o que o torna um bioma mais ameaçado do que a Amazônia.