Artes



Casa dos Contos

Construída no século XVII para residência de um poderoso cobrador de impostos. Anos depois, a casa foi tomada pelo coroa portuguesa e foi sede da "Administração e Contabilidade Pública da Capitania de Minas Gerais", daí o nome de "Casa dos Contos". Anos atrás ela foi completamente restaurada  elevada a condição de museu. Hoje contém, em seu interior, diversos tipos de exposições. Além de servi de sedes para diversas empresas ligadas a econômia.

  

O Barroco Mineiro
  
O Barraco Mineiro é uma versão brasileira do clássico barroco europeu. O Barraco é marcado pela exagero, caractéristicas marcantes e jogos de claros e escuros.  O Barraco Mineiro sofreu uma certa adapatação, pois não existiam aqui o mesmos matériais chiques e glamurosos da Europa. Foram usados matérias abundantes do brasil. As Igrejas eram cobertas de ouros e tinham uma simetria perfeita. Com muitas formas em espirais. O objetivo desse tipo de arte era chamar o povo de volta a igreja. Prender a atenção de todos na hora da missa.

 Aleijadinho
O Famoso e aclamado Aleijadinho. Que escupiu e pintou diversas obras famosas do Barroco Mineiro. Entre todos os seus trabalhos se destacam aqueles feitos na cidade de Cogonhas. Consideradas suas obras primas. Como os 12 profetas e as capelas com passagens da paixão de Cristo.
    Mestre Athaíde
Teve uma grande influência sobre os pintores da sua região, através de numerosos alunos e seguidores. Suas grandes obras-primas foram os tetos das igrejas que pintou, todos com uma brilhante ideia de percpectiva. Documentos da época fazem freqüentemente referências a ele como professor de pintura.